Pesquise no Google

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

O Plano de Saúde ideal para você?

Como você escolhe as várias opções do Planos de Saúde?


É saber qual produto você está adquirindo: se é um plano individual, familiar ou coletivo. Planos coletivos são aqueles contratados por empresas, para seus funcionários, ou por entidades profissionais, como conselhos e sindicatos. Embora os planos coletivos tenham prestações mais acessíveis, a ANS não controla os reajustes dessa modalidade.
Como saber se a operadora é, de fato, eficiente?
Basta acessar o site da ANS e ver a sua avaliação. É a ANS que autoriza a atuação dessas empresas, registra seus produtos e fiscaliza suas atividades de perto. Há planos de saúde que foram suspensos porque a ANS não aprovou alguma cláusula. Essa checagem prévia evita que você compre um produtopirata ou inativo.
A idade do contratante tem influencia no plano contratado?
Sim. A justificativa é que um paciente de 20 anos exige dos planos de saúde com menos serviços que um paciente de 60 anos. Para evitar que os planos dificultem o acesso de pessoas idosas, a ANS estipula que o valor da última faixa não pode ser mais do que seis vezes o valor da primeira.
O que são doenças e lesões preexistentes?
São todas aquelas que a pessoa já tem ciência quando decide contratar o plano.
Doenças ocultas, ou seja, que ainda não se manifestaram, não podem ser classificadas como tais. Outro exemplo é o tabagismo, que é considerado hábito comportamental e não deve ser questionado na entrevista. Já se eu tive um câncer, também não preciso declarar. Se foi curado não é uma doença preexistente.
Peça sempre informações para o corretor do plano de Saúde
A operadora pode ate recusar a cobrir um determinado procedimento para uma doença que não foi declarada no momento da contratação ou mesmo cancelar o contrato. Para evitar problemas, preencha todos os campos devidos e não assine nada com campos se ler, peça informação para o corretor
E quanto à política de reembolso ?
Caso o médico da sua confiança não esteja vinculado à rede credenciada do plano, é possível solicitar da operadora o reembolso da consulta paga. Entretanto, a política de reembolso deve estar prevista emcontrato. Vale a pena fazer uma simulação sobre o reembolso de uma consulta fictícia. Por exemplo, qual é o reembolso para uma consulta de R$ 400? Além disso, peça informações claras. Se o corretor disser que o reembolso é “cinco vezes a tabela três”, por exemplo, faça-o explicar melhor. Às vezes o valor final não chega a R$ 15.
Podem haver despesas extras?
Faça simulações daqueles serviços emergenciais não cobertos pelo seu plano. Afinal, a gente nunca sabe como será o dia de amanhã. Um bom exemplo é perguntar de antemão quanto ficaria a internaçãonum leito de alta complexidade. As situações que mais dão problemas são aquelas sem esclarecimentos prévios.
Se tiver problema, onde reclamar?
A ANS policia as operadoras de planos de saúde. Entretanto, a entidade não controla os corretores dos planos — aqueles profissionais que representam a empresa no contato com os possíveis consumidores. Eles são regulados por outro orgão federal, a Superintendência de Seguros Privados (Susep). Já a relação entre médicos e pacientes é da esfera do Conselho Regional de Medicial (Creme) local.
estiver problemas Click Aqui ANS  ou Conselho Regional de Medicina





Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe sua opinião aqui....